quinta-feira, 7 de maio de 2020

História (04 a 08/05) - 7º B e C (Profª Fernanda)

Conteúdo/Tema: Renascimento e o Método Científico
Objetivo (s):
·         Perceber que a importância do método científico para a produção de saberes e grandes descobertas
Habilidade (Apoio LP): Identificar informação explicita e ideia implícita presente no texto.  
Estratégia: interpretação de textos, pesquisa para ampliação de conceitos, uso do dicionário para ampliação do vocabulário. Análise de imagens.

Queridos alunos, abaixo segue o vídeo que gravei explicando a atividade. Espero que gostem!


Leia o texto abaixo que fala sobre o Renascimento Científico
            Durante o Renascimento, observamos que a troca de conhecimento não possibilitou somente o desenvolvimento de novas formas de arte. De fato, uma considerável parcela dos nomes dessa época esteve envolvida no desenvolvimento de estudos relacionados ao homem e à natureza. Podemos assim ver, que esse período também fora marcado por um “renascimento científico”, onde vários campos do conhecimento como a astronomia, a matemática, a física e a medicina avançaram.
            Em geral, os cientistas dessa época organizavam suas pesquisas através de observações e experimentos capazes de suscitarem novas questões científicas e elaborar outras formas de conhecimento. Historicamente, essa nova atitude com relação ao mundo estabelecia um grande marco na produção do saber. Afinal, através da razão, os homens desse tempo rompiam com o monopólio de conhecimento exercido pela Igreja ao longo da Idade Média.

Título:

            Na astronomia, o astrônomo polonês Nicolau Copérnico, por exemplo, desenvolveu uma nova teoria sobre o Universo e o seu funcionamento. Enquanto a Igreja Católica defendia que a Terra era o centro do Universo – teoria conhecida como Geocentrismo – ele defendeu em sua obra de 1543, que no centro do Universo estava o Sol (teoria Heliocêntrica) e em torno do sol giravam todos os planetas inclusive a terra. Temendo a reação da Igreja, Copérnico somente publicou o seu trabalho no fim da vida.

            Décadas mais tarde, já no século XVII, o cientista Galileu Galilei, observando as estrelas através do telescópio, comprovou a teoria de Copérnico.  Essa descoberta foi muito importante, pois a partir dela, ouras teorias sobre Astronomia e Física puderam ser criadas. Mapas e instrumentos de navegação também foram inventados ou melhor utilizados graças as referências mais precisas de localização, uma vez que se baseavam nos astros. Os conhecimentos obtidos junto aos árabes a respeito das navegações tambem foram muito importantes nesse processo de aperfeiçoamento.

As descobertas de Corpénico e Galileu não foram aceitas pela Igreja Católica. O livro de Copérnico foi proibido em1616 e Galileu foi preseguido pela Inquisição – tribunal instituído pela Igreja Católica para julgar acusados de Crimes contra  a fé. Galileu foi obrigado a negar suas ideias publicamente, além de ser condenado à prisão domiciliar.

1. Procure no dicionário as palavras desconhecidas
2.  Escreva em seu caderno a idéia central de cada parágrafo.
3. Escreva 3 palavras chave – palavras principais do texto
4. Releia os três últimos parágrafos e crie um título

5. Observe as imagens abaixo


a) A imagem 1 mostra a Terra no centro do Universo.  Quem defendia essa idéia? Como era chamada essa teoria?


b) A segunda imagem representa o:
(        )  heliocentrismo                                             (     )  geocentrismo

6. Como a Igreja reagiu com as descobertas de Copérnico e Galileu?



Enviar a atividade para o e-mail da professora Fernanda: blogdaferhistoria@gmail.com até dia 12/05.


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