domingo, 7 de junho de 2020

Devolutiva Simulado - LP (08 a 10/06) 7º Anos (Profª Darlene, Jessica e Simone)


Conteúdo/ Tema: Devolutiva - Simulado – 1º Bimestre

Objetivos: 
ü  Permitir que o aluno reflita mediante seus acertos/erros dando oportunidade de resgatar as habilidades desenvolvidas nas questões do simulado referente ao 1º Bimestre
ü  Retomar os conteúdos já propostos;
ü  Contextualizar o conteúdo com as Habilidades em defasagem.

Habilidades: EF67LP28; EF69LP07B

Explicação:

As figuras de linguagem são recursos não-convencionais que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade à sua mensagem.

Metáfora: É uma figura de linguagem que descreve um objeto ou uma qualidade de uma maneira não literal, e ajuda a explicar uma ideia geral sobre algo ou alguém. Exemplo: “Suas lágrimas eram um rio escorrendo por suas bochechas”.

Comparação: É uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. Também é um recurso expressivo, que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada. Exemplo: “Essa garotinha é linda como uma princesa”. O termo “como” estabelece a comparação da “garotinha” a uma “princesa”.

Eufemismo: Ocorre quando aceita-se e usa-se uma palavra ou expressão em lugar de outra, por diversos motivos, em diferentes situações. Na verdade, é a utilização de vocábulos mais leves e mais sutis, para suavizar determinadas mensagens que precisam ser transmitidas. Um exemplo ótimo é a palavra “morte”, que comumente é substituída por “partiu”, “nos deixou”, “não está mais entre nós”, “deixou este mundo”. É uma forma mais suave e menos drástica de dizer que a pessoa morreu.

Hipérbole: É um recurso muito utilizado, inclusive na linguagem do dia a dia, a qual expressa uma ideia exagerada ou intensificada de algo ou alguém, por exemplo: "Estou morrendo de sede".

Prosopopéia: Significa atribuir a seres inanimados (sem vida), características de seres animados (com vida) ou atribuir características humanas a seres irracionais. Prosopopeia é uma figura de linguagem usada para tornar mais dramática a comunicação. Exemplos: “Árvores pedem socorro”.

Metonímia: É a figura de linguagem que possibilita a troca de um termo por outro de mesma similaridade. Para conceituá-la com maior clareza podemos dizer que é definida como a substituição de uma palavra por outra, quando há relação de contiguidade, ou seja, proximidade de sentido entre elas. É a substituição de palavras que guardam uma relação de sentido entre si. Exemplos: “A viagem à Lua significou um grande avanço para o “homem”“. (Neste caso a palavra homem foi empregada no lugar de “humanidade”. A parte foi citada para substituir ou representar o todo)

De acordo com a aula e os conceitos de Figuras de Linguagem, leia atentamente as orações abaixo e as relacione com as respectivas Figuras Linguagem, segundo o que está sendo solicitado nas atividades 1 e 2.

 1 - “Naquela terrível luta, muitos adormeceram para sempre”, há:
a) metáfora
b) eufemismo – pois a palavra adormeceram está representando a morte/ partida
 c) comparação
d) prosopopeia
e) hipérbole

2 - Na frase: “Todos somos os fios do tecido”, há um exemplo de:
 a) metonímia
 b) metáfora – pois está descrevendo que todos nós (pessoas) somos como o fio do tecido.
c) prosopopeia
d) eufemismo
e) hipérbole


Observe a imagem abaixo retirada do Facebook e responda a pergunta a seguir:


3) Que variedade linguística o personagem da imagem acima usou para se expressar:

a) Culta
b)   Coloquial – pois representa a língua do dia a dia/ espontânea/ despreocupada com a gramática.
c)    Formal
d)   Padrão

Sem comentários:

Enviar um comentário