domingo, 7 de junho de 2020

Devolutiva do Simulado - LP (08 a 10/06) 9º Anos (Profª Darlene)


Conteúdo/ Tema: Devolutiva - Simulado – 1º Bimestre

Objetivos: 
ü  Permitir que o aluno reflita mediante seus acertos/erros dando oportunidade de resgatar as habilidades desenvolvidas nas questões do simulado referente ao 1º Bimestre
ü  Retomar os conteúdos já propostos;
ü  Contextualizar o conteúdo com as Habilidades em defasagem.

Habilidades: Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido; Localizar informações explícitas em um texto.

Explicação

Prezados alunos,

Os anúncios publicitários, em geral, têm o poder de persuasão.
O anúncio a seguir trabalha no sentido comercial, ou seja, procura persuadir, convencer o leitor a comprar o produto, chamando sua atenção com uso de características peculiares, tais como: recur­sos gráficos utilizados e verbos no imperativo.


1) A finalidade principal desse texto é
a) promover uma marca de fone de ouvido. (As características do produto e seus benefícios confirmam essa intenção.)
b) estimular pessoas adultas a usarem fone.
c) conscientizar a população a ouvir música.
d) incentivar o jovem a usar o Bluetooth 20.0.

2)      No primeiro quadro do Texto, quais são os indícios de que a mensagem não faz parte de uma campanha educativa?
a)      Ouvir som no transporte público? Pode!
b)      Faça sua parte. Não incomode quem está próximo a você.
c)      Adquira Cantagalory NO-RA501! O fone de ouvido de última geração. (A apresentação da marca evidencia com clareza o anúncio publicitário de cunho comercial e não educativo)
d)      Sem fone de ouvido? Nem pensar!

3) As palavras em destaque são exemplos de verbos no Modo Imperativo. Esses verbos são comuns em textos que circulam no mundo publicitário. Pensando no efeito de sentido pretendido, a intenção de uso é
a) convencer os interlocutores a comprarem o produto. (Evite, use, faça, não incomode, adquira -- auxiliam no convencimento e incentivo da compra do produto.)
b) apresentar as características inovadoras do produto.
c) dar ordens de compra do produto a jovens e a seus pais.
d) convidar a todos para usarem o produto em suas viagens.

Para relembrar: Ao utilizar os verbos no Modo Imperativo, tem-se a intenção de fazer com que o interlocutor realize ações que envolvam pedidos, convites, ordens, conselhos ou súplicas, por exemplo. O imperativo se divide nas formas afirmativa e negativa.


Sem comentários:

Enviar um comentário