Conteúdo/tema: Música
Objetivo: Reconhecer e apreciar o papel de músicos, grupos coletivos que
contribuíram para o desenvolvimento de diferentes gêneros da música popular
brasileira e estrangeira.
Habilidades: Explorar e analisar elementos constitutivos
da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo, etc.) por meio de
jogos, canções e práticas de composição/criação, execução e apreciação musicais
e vídeos.
Estratégia: Pesquisa, reflexão e registros
Retomada
da aula anterior
Improvisação musical: é a arte de compor e registrar ao mesmo tempo; ou seja, é
inventar na hora! Uma improvisação pode
ser uma harmonia, uma melodia, um solo, um riff, um ritmo, etc. Essa arte
diferencia músicos criadores de músicos reprodutores.
Composição
musical: Uma
composição musical ou peça musical é uma peça original de música feita para
repetidas execuções. A música pode ser preservada na memória ou através de um
sistema de escrita e/ou notação. As composições podem ser feitas para a voz
humana, geralmente contendo letras, assim como para instrumentos musicais.
Trilha
sonora: Uma banda sonora ou trilha sonora é, tecnicamente
falando, "todo o conjunto sonoro de
um filme, incluindo além da música, os efeitos sonoros e os diálogos."
Isso também inclui peças de um programa de televisão ou de jogos eletrônicos.
Arte Hibrida: As artes híbridas são um movimento de
arte contemporâneo em que os artistas trabalham com áreas de ciência e
tecnologias emergentes. Os artistas trabalham com campos como biologia,
robótica, ciências físicas, tecnologias de interface experimental (como fala,
gesto, reconhecimento facial), inteligência artificial e visualização de
informações. Eles abordam a pesquisa de várias maneiras, como a realização de
novas agendas de pesquisa, a visualização de resultados de novas formas ou a
crítica das implicações sociais da pesquisa. A comunidade mundial desenvolveu
novos tipos de festivais de arte, fontes de informação, organizações e
programas universitários para explorar essas novas artes.
Continuando...
Ação Expressiva I
Todo artista tem uma
forma particular de compor os seus trabalhos, e a isso chamamos de ‘’Processo
de criação’’. Esta atividade propõe que você analise a presença de elementos
culturais e instrumentos musicais não convencionais em produções
contemporâneas.
Os trabalhos apresentados
abaixo, foram criados a partir de pesquisas realizadas em aldeias indígenas,
onde os artistas vivenciaram imersões culturais e coletaram sons e canções que
utilizaram em suas produções.
A música ‘’YAWANAWÁ’’ é
resultado de uma viagem realizada pelo DJ Alok, em 2015, até o Acre para visitar a Tribo Yawanawá
Mutum, gravar algumas canções tradicionais indígenas e fazer um remix
eletrônico. Segundo ele, foi a experiência mais forte de toda a sua vida!
Apreciação
de vídeos:
Sepultura:
Itsári: Disponível em:
Ação Expressiva II
Agora que vocês
pesquisaram e apreciaram os instrumentos não convencionais e a presença de
elementos culturais em produções musicais, a proposta é que elaborem um projeto
temático, com uma produção que envolva artes visuais, dança, música e teatro e
seja registrada em vídeo (audiovisual), com as seguintes características:
●
Escolha de um tema para o
projeto;
●
Criação musical inédita ou
baseada em uma música escolhida por vocês;
●
Utilização de fundo musical e
mudar a letra de uma música. Caso a música seja inédita, a letra precisa ter
uma intenção clara, uma mensagem ou algo que vocês julguem importante;
●
Preferencialmente ser
registrada (e exibida) na escola, podendo ser também uma apresentação ‘’ao
vivo’’;
●
Precisa conter elementos
pesquisados sobre sons e instrumentos não convencionais;
●
Preferencialmente, que explore
a diversidade cultural do Brasil, principalmente a indígena e a africana.
Para começar, pensem em um tema que seja interessante para o
contexto desta atividade. Escrevam o que é importante ser dito ao mundo, à
escola, à comunidade. No You Tube existem vários arquivos karaokê que podem ser
usados como base para o canto, por exemplo. O acompanhamento pode ser simples e
conter apenas palmas ou até produções mais complexas. Fiquem atentos ao ritmo.
Este é o momento de trazer enfoque para as principais mensagens que querem
transmitir, colocando-as no refrão ou nos pontos fortes da música.
Em seguida, pensem nos instrumentos não convencionais ou nos
materiais sonoros que serão introduzidos e que reforçarão a poética do projeto.
Finalizados os processos, é importante pensarem na organização da
apresentação. Caso seja possível, podem explorar figurino, maquiagem e cenários
que estejam conectados com a poética do projeto, reforçando sempre a mensagem
que querem transmitir.
A próxima etapa é definir se irão fazer uma apresentação ‘’ao
vivo’’, na escola, ou uma produção de vídeo. Muitas ferramentas de edição são
encontradas na internet e podem ajudar na composição desta criação.
Ao final das criações, pensem a respeito das questões abaixo e
façam um relatório, demostrando tudo o que aprenderam com a elaboração do
projeto temático.
1- Quais foram os maiores desafios enfrentados?
2- Vocês sentem que conseguiram fazer o que imaginaram a princípio?
3- Tiveram que fazer adequações? Por quais motivos?
4- Vocês já tinham experimentado uma vivência de criação como esta?
5- Perceberam a importância da pesquisa e da experimentação?
6- Vocês entenderam que uma mensagem é transmitida por diversos
elementos: letra, melodia, instrumentos, sonoridades?
7- Perceberam durante a elaboração e execução do projeto, as relações
processuais existentes entre as diversas entre as diversas
linguagens artísticas?
Sem comentários:
Enviar um comentário