segunda-feira, 4 de maio de 2020

Arte (27/04 a 8/05) - 8º C, D, E e F (Profª Alessandra)


Conteúdo/tema: Música
Objetivo: Reconhecer e apreciar o papel de músicos, grupos coletivos que contribuíram para o desenvolvimento de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira.
Habilidades: Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo, etc.) por meio de jogos, canções e práticas de composição/criação, execução e apreciação musicais e vídeos.
Estratégia: Pesquisa, reflexão e registros

Retomada da aula anterior
 Improvisação musical:  é a arte de compor e registrar ao mesmo tempo; ou seja, é inventar na hora! Uma improvisação pode ser uma harmonia, uma melodia, um solo, um riff, um ritmo, etc. Essa arte diferencia músicos criadores de músicos reprodutores.
Composição musical: Uma composição musical ou peça musical é uma peça original de música feita para repetidas execuções. A música pode ser preservada na memória ou através de um sistema de escrita e/ou notação. As composições podem ser feitas para a voz humana, geralmente contendo letras, assim como para instrumentos musicais.
Trilha sonora: Uma banda sonora ou trilha sonora é, tecnicamente falando, "todo o conjunto sonoro de um filme, incluindo além da música, os efeitos sonoros e os diálogos." Isso também inclui peças de um programa de televisão ou de jogos eletrônicos.
Arte Hibrida: As artes híbridas são um movimento de arte contemporâneo em que os artistas trabalham com áreas de ciência e tecnologias emergentes. Os artistas trabalham com campos como biologia, robótica, ciências físicas, tecnologias de interface experimental (como fala, gesto, reconhecimento facial), inteligência artificial e visualização de informações. Eles abordam a pesquisa de várias maneiras, como a realização de novas agendas de pesquisa, a visualização de resultados de novas formas ou a crítica das implicações sociais da pesquisa. A comunidade mundial desenvolveu novos tipos de festivais de arte, fontes de informação, organizações e programas universitários para explorar essas novas artes.

Continuando...

Ação Expressiva I
Todo artista tem uma forma particular de compor os seus trabalhos, e a isso chamamos de ‘’Processo de criação’’. Esta atividade propõe que você analise a presença de elementos culturais e instrumentos musicais não convencionais em produções contemporâneas.
Os trabalhos apresentados abaixo, foram criados a partir de pesquisas realizadas em aldeias indígenas, onde os artistas vivenciaram imersões culturais e coletaram sons e canções que utilizaram em suas produções.
A música ‘’YAWANAWÁ’’ é resultado de uma viagem realizada pelo DJ Alok, em  2015, até o Acre para visitar a Tribo Yawanawá Mutum, gravar algumas canções tradicionais indígenas e fazer um remix eletrônico. Segundo ele, foi a experiência mais forte de toda a sua vida!

Apreciação de vídeos:

Sepultura: Itsári: Disponível em:

Ação Expressiva II
Agora que vocês pesquisaram e apreciaram os instrumentos não convencionais e a presença de elementos culturais em produções musicais, a proposta é que elaborem um projeto temático, com uma produção que envolva artes visuais, dança, música e teatro e seja registrada em vídeo (audiovisual), com as seguintes características:
       Escolha de um tema para o projeto;
       Criação musical inédita ou baseada em uma música escolhida por vocês;
       Utilização de fundo musical e mudar a letra de uma música. Caso a música seja inédita, a letra precisa ter uma intenção clara, uma mensagem ou algo que vocês julguem importante;
       Preferencialmente ser registrada (e exibida) na escola, podendo ser também uma apresentação ‘’ao vivo’’;
       Precisa conter elementos pesquisados sobre sons e instrumentos não convencionais;
       Preferencialmente, que explore a diversidade cultural do Brasil, principalmente a indígena e a africana.
Para começar, pensem em um tema que seja interessante para o contexto desta atividade. Escrevam o que é importante ser dito ao mundo, à escola, à comunidade. No You Tube existem vários arquivos karaokê que podem ser usados como base para o canto, por exemplo. O acompanhamento pode ser simples e conter apenas palmas ou até produções mais complexas. Fiquem atentos ao ritmo. Este é o momento de trazer enfoque para as principais mensagens que querem transmitir, colocando-as no refrão ou nos pontos fortes da música.
Em seguida, pensem nos instrumentos não convencionais ou nos materiais sonoros que serão introduzidos e que reforçarão a poética do projeto.
Finalizados os processos, é importante pensarem na organização da apresentação. Caso seja possível, podem explorar figurino, maquiagem e cenários que estejam conectados com a poética do projeto, reforçando sempre a mensagem que querem transmitir.
A próxima etapa é definir se irão fazer uma apresentação ‘’ao vivo’’, na escola, ou uma produção de vídeo. Muitas ferramentas de edição são encontradas na internet e podem ajudar na composição desta criação.
Ao final das criações, pensem a respeito das questões abaixo e façam um relatório, demostrando tudo o que aprenderam com a elaboração do projeto temático.

1-      Quais foram os maiores desafios enfrentados?
2-      Vocês sentem que conseguiram fazer o que imaginaram a princípio?
3-      Tiveram que fazer adequações? Por quais motivos?
4-      Vocês já tinham experimentado uma vivência de criação como esta?
5-      Perceberam a importância da pesquisa e da experimentação?
6-      Vocês entenderam que uma mensagem é transmitida por diversos elementos: letra, melodia, instrumentos, sonoridades?
7-      Perceberam durante a elaboração e execução do projeto, as relações processuais existentes entre as diversas entre as diversas linguagens artísticas?

Devolução das atividades: ale.siveri@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário