Conteúdo/tema: Música
Habilidade: Explorar e analisar instrumentos acústicos
(percussão, sopro, cordas e fricção) em práticas de composição/ criação/
execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de
instrumentos musicais diversos.
Estratégia: Pesquisa, reflexão e registros.
Retomada
da aula anterior
Música Clássica: A música clássica (ou erudita) é
produzida com base na música secular (ou seja, sem tradições religiosas) e na
erudição (sem tradições populares), cuja atração estética reside principalmente
na clareza, no equilíbrio, na austeridade e na objetividade da estrutura
formal, em lugar da subjetividade, do “emocionalismo” exagerado ou da falta de
limites de linguagem musical.
Instrumentos
acústicos: Alguns instrumentos que
podem ser acústicos são o violão, violino, violoncelo, baixolão e o
cajon. Alguns instrumentos que podem ser acústicos são o
violão, violino, violoncelo, baixolão e o cajon.
Instrumentos Elétricos: Se denomina instrumento
eletrônico o uso de dispositivos formados por uma combinação de elementos
eletrônicos, tais como válvula termiônica, transistores ou circuitos integrados, entre outros muitos, e que, combinados adequadamente,
permitem a realização de funções diversas, como a medição de parâmetros
físicos, geração de sinais de distintas frequências, detecção destes mesmos
sinais e, por fim, todas aquelas funções susceptíveis de serem processadas
mediante sinais elétricos.
Continuando....
Situação de aprendizagem III
Nesta situação de Aprendizagem, você irá
pesquisar, explorar e desenvolver o registro de composição musical, de forma
convencional e não convencional, criando improvisações e composições,
utilizando vozes, sons corporais, instrumentos convencionais ou não
convencionais e/ou outros materiais sonoros. Você pode usar o play back de uma
música já existente, componha sua música, cante e grave em seu celular.
Atividades
Composição
Musical convencional e não convencional: Estamos
acostumados a ver a música sendo sempre extraída de certos materiais e recursos
que, na maior parte das vezes, fazem parte das nossas referências sobre a
instrumentação musical convencional. Porém, a música, para existir, depende
fundamentalmente de uma organização específica dos sons, e estes sons podem ser
extraídos das mais diversas fontes. Praticamente, todo som tem potencial para
ser organizado em forma de música.
1-
Para você é possível desenhar
o som?
2-
Como você faria o desenho de
um som grave, de um som agudo, do som de um apito, do som de uma buzina?
3-
Você já viu uma partitura
musical?
4-
Partitura musical é um
desenho? Por quê?
5-
Onde podemos encontrar
partituras musicais?
6-
Você já criou improvisações
musicais?
7-
Você já criou uma uma partitura
não convencional? Como foi?
Sem comentários:
Enviar um comentário