segunda-feira, 4 de maio de 2020

Arte (27/04 a 08/05) - 7º D (Profª Alessandra)

Conteúdo/tema: Música

Habilidade: Explorar e analisar instrumentos acústicos (percussão, sopro, cordas e fricção) em práticas de composição/ criação/ execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
Estratégia: Pesquisa, reflexão e registros.

Retomada da aula anterior

Música Clássica: A música clássica (ou erudita) é produzida com base na música secular (ou seja, sem tradições religiosas) e na erudição (sem tradições populares), cuja atração estética reside principalmente na clareza, no equilíbrio, na austeridade e na objetividade da estrutura formal, em lugar da subjetividade, do “emocionalismo” exagerado ou da falta de limites de linguagem musical.
Instrumentos acústicos: Alguns instrumentos que podem ser acústicos são o violão, violino, violoncelo, baixolão e o cajon. Alguns instrumentos que podem ser acústicos são o violão, violino, violoncelo, baixolão e o cajon.
Instrumentos Elétricos: Se denomina instrumento eletrônico o uso de dispositivos formados por uma combinação de elementos eletrônicos, tais como válvula termiônicatransistores ou circuitos integrados, entre outros muitos, e que, combinados adequadamente, permitem a realização de funções diversas, como a medição de parâmetros físicos, geração de sinais de distintas frequências, detecção destes mesmos sinais e, por fim, todas aquelas funções susceptíveis de serem processadas mediante sinais elétricos.

Continuando....
 Situação de aprendizagem III

 Nesta situação de Aprendizagem, você irá pesquisar, explorar e desenvolver o registro de composição musical, de forma convencional e não convencional, criando improvisações e composições, utilizando vozes, sons corporais, instrumentos convencionais ou não convencionais e/ou outros materiais sonoros. Você pode usar o play back de uma música já existente, componha sua música, cante e grave em seu celular.
Atividades

Composição Musical convencional e não convencional: Estamos acostumados a ver a música sendo sempre extraída de certos materiais e recursos que, na maior parte das vezes, fazem parte das nossas referências sobre a instrumentação musical convencional. Porém, a música, para existir, depende fundamentalmente de uma organização específica dos sons, e estes sons podem ser extraídos das mais diversas fontes. Praticamente, todo som tem potencial para ser organizado em forma de música.


1-      Para você é possível desenhar o som?
2-      Como você faria o desenho de um som grave, de um som agudo, do som de um apito, do som de uma buzina?
3-      Você já viu uma partitura musical?
4-      Partitura musical é um desenho? Por quê?
5-      Onde podemos encontrar partituras musicais?
6-      Você já criou improvisações musicais?
7-      Você já criou uma uma partitura não convencional? Como foi?

Devolução das atividades: ale.siveri@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário