Olá, pessoal!!!
As atividades a seguir serão
avaliativas e devem ser feitas em folha separada, somente com perguntas
e respostas, para serem entregues até o dia 18/05. Façam uma capa identificando a disciplina de Língua Portuguesa, o
nome completo e a série.
Bons estudos!!!
Conteúdo/ Tema: Narrativas / Verbo/ Variedades da
Língua Falada
Objetivos: Compreender os diferentes gêneros e as
variedades da língua falada.
Habilidades: Localizar
informações explícitas e implícitas em
um texto. Interpretar , relacionar e justificar os fatos. Reconhecer
em textos de diferentes gêneros as
variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito
linguístico.
Estratégia: Leitura e Interpretação.
Instrução: Leia o texto para
responder à questão 01,02,03 e 04
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Leia este fragmento de “A Costureira
das Fadas”:
Depois do jantar, o
príncipe levou Narizinho à casa da melhor costureira do reino. Era uma aranha
de Paris, que sabia fazer vestidos lindos, lindos até não poder mais! Ela mesma
tecia a fazenda, ela mesma inventava as modas. – Dona Aranha – disse o príncipe
– quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo. Vou dar
uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte. Disse e
retirou-se. Dona Aranha tomou da fita métrica e, ajudada por seis aranhinhas
muito espertas, principiou a tomar as medidas. Depois teceu depressa, depressa,
uma fazenda cor-de-rosa com estrelinhas douradas, a coisa mais linda que se
possa imaginar. Teceu também peças de fita e peças de renda e de entremeio —
até carretéis de linha de seda fabricou.
MONTEIRO
LOBATO, José Bento. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1973.
1)- Há o predomínio no texto de
sequências narrativas:
A) descritivas B) argumentativas C) expositivas D) narrativas
2)- Registra-se o emprego de verbo no tempo
presente na passagem:
A) “Depois do jantar, o príncipe levou Narizinho à casa da
melhor costureira do reino.”
B) “[...] quero que
faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo.”
C) “Disse e
retirou-se.”
D) “Depois teceu
depressa, depressa, uma fazenda cor-de-rosa com estrelinhas douradas [...]”
3)- No período “Ela mesma tecia a
fazenda, ela mesma inventava as modas.”, os verbos destacados exprimem
fatos:
A) já encerrados.
B) que estavam prestes a acontecer.
C) habituais no
momento da fala.
D) que poderiam acontecer.
4) a)-“Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la [...]”.
Identifique o verbo cujo sentido corresponde ao da locução grifada. Em que
tempo foi
empregada?_____________________________________________________________________
b)- Identifique o tempo verbal
utilizado na construção da maior parte do
texto:_______________________________________________________
Instrução: Leia o texto e a imagem para responder as questões 05
e 06.
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Um livro sobre amizade
Conheça essa bonita história contada por William
Shakespeare.
William Shakespeare foi um grande autor e
escreveu diversas peças no século 15. Entre histórias de amor e vingança, ele
escreveu O mercador de Veneza,
um livro com uma pitada de amor e muitas porções de amizade.
A obra conta a história de dois amigos,
Antônio e Bassânio. Bassânio é apaixonado por uma moça rica chamada Pórcia, que
mora em outra cidade. Sem dinheiro, ele não pode ir até lá pedir a mão da jovem
em casamento. Então, Antônio resolve ajudar, mas se mete em uma enrascada. Ele
pede dinheiro a Shylock, um agiota corrupto que pretende cobrar a dívida de
Antônio com algo mais valioso do que dinheiro. […]
Disponível em:
http://chc.org.br/um-livro-sobre-amizade.
5)- A finalidade do texto é:
A)- Divulgar o livro” O mercador de Veneza” convidando o
público para lê-lo.
B)- Divulgar a cobrança de dívida do Antonio.
C)- Divulgar sobre o autor Willian Shakespeare.
D)- Renegar a amizade.
6)- Na passagem “Sem dinheiro, ele
não pode ir até lá pedir a mão da jovem em casamento.”, a palavra em destaque
substitui:
A)
Antônio C)
William Shakespeare
B)- Shylock D) Bassânio
7)- Leia
o texto retirado do Facebook de uma adolescente e responda as perguntas:
8) - Leia o texto abaixo:
Gerente – Boa tarde. Em que eu posso
ajudá-lo?
Cliente – Estou interessado em
financiamento para compra de
veículo.
Gerente – Nós dispomos de várias
modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?
Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também
sou funcionário do banco.
Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a
Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de
Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
Na representação escrita da conversa telefônica entre a
gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente
foi alterada de repente devido
a) à adequação de sua fala à conversa com um amigo,
caracterizada pela informalidade
b) à iniciativa do cliente em se
apresentar como funcionário do banco.
c) ao fato de ambos terem nascido em
Uberlândia (Minas Gerais).
d) à intimidade forçada pelo cliente ao
fornecer seu nome completo
e) ao seu interesse profissional em
financiar o veículo de Júlio.
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