segunda-feira, 4 de maio de 2020

LP (04 a 08/05) - 7º A, B, C e D (Profª Darlene, Jéssica e Simone)


Olá, pessoal!!!

As atividades a seguir serão avaliativas e devem ser feitas em folha separada, somente com perguntas e respostas, para serem entregues até o dia 18/05. Façam uma capa identificando a disciplina de Língua Portuguesa, o nome completo e a série.
Bons estudos!!!



Conteúdo/ Tema: Narrativas / Verbo/ Variedades da Língua Falada

Objetivos: Compreender os diferentes gêneros e as variedades da língua falada.

 Habilidades: Localizar informações explícitas  e implícitas em um texto.  Interpretar , relacionar e  justificar os fatos. Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.
Estratégia: Leitura e Interpretação.

Instrução: Leia o texto para responder à questão 01,02,03 e 04

Leia este fragmento de “A Costureira das Fadas”:
         Depois do jantar, o príncipe levou Narizinho à casa da melhor costureira do reino. Era uma aranha de Paris, que sabia fazer vestidos lindos, lindos até não poder mais! Ela mesma tecia a fazenda, ela mesma inventava as modas. – Dona Aranha – disse o príncipe – quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte. Disse e retirou-se. Dona Aranha tomou da fita métrica e, ajudada por seis aranhinhas muito espertas, principiou a tomar as medidas. Depois teceu depressa, depressa, uma fazenda cor-de-rosa com estrelinhas douradas, a coisa mais linda que se possa imaginar. Teceu também peças de fita e peças de renda e de entremeio — até carretéis de linha de seda fabricou.
MONTEIRO LOBATO, José Bento. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1973.

1)- Há o predomínio no texto de sequências narrativas:
A) descritivas                   B) argumentativas                     C) expositivas               D) narrativas

2)- Registra-se o emprego de verbo no tempo presente na passagem:
A) “Depois do jantar, o príncipe levou Narizinho à casa da melhor costureira do reino.”
B) “[...] quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo.”
C) “Disse e retirou-se.”
D) “Depois teceu depressa, depressa, uma fazenda cor-de-rosa com estrelinhas douradas [...]”

3)- No período “Ela mesma tecia a fazenda, ela mesma inventava as modas.”, os verbos destacados exprimem fatos:
 A) já encerrados.                                                     B) que estavam prestes a acontecer.
 C) habituais no momento da fala.                            D) que poderiam acontecer.

4) a)-Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la [...]”. Identifique o verbo cujo sentido corresponde ao da locução grifada. Em que tempo foi empregada?_____________________________________________________________________

b)- Identifique o tempo verbal utilizado na construção da maior parte do texto:_______________________________________________________


Instrução: Leia o texto  e a imagem para responder as questões 05 e 06.

Um livro sobre amizade
Conheça essa bonita história contada por William Shakespeare.
    William Shakespeare foi um grande autor e escreveu diversas peças no século 15. Entre histórias de amor e vingança, ele escreveu O mercador de Veneza, um livro com uma pitada de amor e muitas porções de amizade.
    A obra conta a história de dois amigos, Antônio e Bassânio. Bassânio é apaixonado por uma moça rica chamada Pórcia, que mora em outra cidade. Sem dinheiro, ele não pode ir até lá pedir a mão da jovem em casamento. Então, Antônio resolve ajudar, mas se mete em uma enrascada. Ele pede dinheiro a Shylock, um agiota corrupto que pretende cobrar a dívida de Antônio com algo mais valioso do que dinheiro. […]

                                      Disponível em: http://chc.org.br/um-livro-sobre-amizade.  


5)- A finalidade do texto é:
A)- Divulgar o livro” O mercador de Veneza” convidando o público para lê-lo.
B)- Divulgar a cobrança de dívida do Antonio.
C)- Divulgar sobre o autor Willian Shakespeare.
D)- Renegar a amizade.

6)- Na passagem “Sem dinheiro, ele não pode ir até lá pedir a mão da jovem em casamento.”, a palavra em destaque substitui:

A) Antônio                                                       C) William Shakespeare
B)- Shylock                                                      D) Bassânio   

7)-       Leia o texto retirado do Facebook de uma adolescente e responda as perguntas:

8) -  Leia o texto abaixo:
Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente – Estou interessado em financiamento para  compra de veículo.
Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito.  O senhor é nosso cliente?
Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou  funcionário do banco.
Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.

Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido

a)  à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade
b)   à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.
c)   ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).
d)   à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo
e)   ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.

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