Conteúdo/Tema: Matéria e Energia
Objetivo (s): Misturas homogênea
e heterogênea, e Transformações químicas
Habilidade (s) da disciplina: (EF06CI01)
Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais,
a partir da observação e da comparação das características e propriedades de
diferentes materiais, por meio da execução de experimentos simples como a
mistura de água e sal, água e areia, dentre outros.
Habilidade: EF06CI02)
Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas
decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridas tanto na realização de
experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes
para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também
pelo conhecimento, por meio de publicação eletrônica ou impressa, de situações
relacionadas ao sistema de produção.
Estratégia: Devolutiva das questões do simulado por
meio de apontamentos desenvolvidos pela professora.
Recursos: Simulado, caderno, caneta, lápis e borracha.
Essa semana vamos fazer a devolutiva ou correção das questões do
simulado.
Espero que você tenha acertado!!
Copiar as questões e
responder no caderno. Se quiser, imprimir e colar.
ATIVIDADE
1.
Assinale a alternativa que apresentam mistura heterogênea:
A)
Água mineral. Mistura homogênea,
possui uma única fase.
B)
Salmoura. Mistura homogênea, possui
uma única fase
C)
Ouro 18 quilates. Mistura homogênea,
possui uma única fase.
D) Granito. Mistura heterogênea,
possui mais de uma fase, pois possui grãos de três cores: preta, cinza e
branca. Parecido com o piso da sala de aula, que citei como exemplo durante a
aula.
2. Com
relação ao número de fases, os sistemas podem ser classificados como homogêneos
ou heterogêneos. Todas as alternativas correlacionam adequadamente o sistema e
sua classificação, exceto:
A)
Água de coco/ heterogêneo; Conseguimos
verificar mais de uma fase, pois além do líquido possui pedacinhos de coco.
B) Água do mar filtrada/ homogêneo; Visualizamos somente uma fase.
C)
Laranjada/ heterogêneo; Visualizamos
mais de uma fase, o líquido e os alvéolos da laranja, que são as pequenas
gotículas da laranja. Comentamos em sala de aula.
D) Leite/
homogêneo. O leite é uma mistura heterogênea, porque uma
parte é composta pela água e a outra por gordura. Comentamos em sala de aula.
3. Entre as transformações citadas a seguir, aquela que não representa um fenômeno químico é:
A) Cozimento de um
ovo. Alteração na cor,
Alteração no cheiro e no sabor.
B) Queima do carvão. Alteração na cor, Alteração no cheiro e Liberação de gás carbônico.
C) Azedamento do leite. Alteração na cor, Alteração no cheiro e no sabor.
D) Formação de orvalho (gotículas de água). Não ocorreu a formação de uma nova substância, ou seja, uma transformação química, houve uma transformação física, mudança do estado físico da água, do gasoso para o líquido.
B) Queima do carvão. Alteração na cor, Alteração no cheiro e Liberação de gás carbônico.
C) Azedamento do leite. Alteração na cor, Alteração no cheiro e no sabor.
D) Formação de orvalho (gotículas de água). Não ocorreu a formação de uma nova substância, ou seja, uma transformação química, houve uma transformação física, mudança do estado físico da água, do gasoso para o líquido.
Então, acertaram??
Espero que sim!!
Bons estudos!
Professora Vera Lúcia.
Sem comentários:
Enviar um comentário