CONTEÚDOS/TEMA: FIGURAS DE LINGUAGENS
OBJETIVO
(S): reconhecer os
efeitos causados pelas figuras de linguagens presentes no texto.
HABILIDADE (S): (EF67LP8) Analisar, em diferentes
textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de figuras de linguagem.
ESTRATÉGIA: leitura e análise de textos de
diferentes gêneros.
Leia as explicações sobre
as figuras de linguagens.
Figuras
de linguagens: são recursos linguísticos a que os autores
recorrem para tornar a linguagem mais rica e expressiva.
Onomatopeia: é uma
imitação de som. Exemplos: toc toc (batidas na porta), cabrum (trovão), trimm
(telefone), au au (cachorro), entre outros. Desenhos animados, tirinhas e gibis
são cheios de onomatopeias.
Ironia:
quando falamos o contrário do que pensamos. Exemplo: a pessoa tira uma nota
muito baixa, um 3 e alguém a parabeniza por sua inteligência, ou quando vemos
uma pessoa forte sendo agressiva com alguém mais frágil e pensamos ou falamos
que o agressor está tendo uma atitude bonita. “Muito bonito bater em alguém
menor que você’’. Nestes casos há ironia porque o que foi dito era exatamente o
contrario do que foi pensado.
Antítese:
quando vemos em um texto ou ouvimos uma frase com palavras contrárias. Exemplo:
hoje de manhã estava frio, mas agora à tarde
está calor. Temos as antíteses manhã e tarde e frio e calor,
neste caso, duas antíteses, mas pode haver mais ou apena uma, para isso não há
regras.
Comparação: como o nome já diz, acontece quando comparamos uma
coisa com outra, e pode ser qualquer coisa mesmo. Para isso usamos termos
assim; como, tal, tal qual, igual, entre outros.
Exemplo:
meu cachorro é bravo como um leão. Ou: tal pai, tal
filho.
Metáfora:
é um tipo de comparação, mas acontece na nossa cabeça, como quando olhamos para
algo e associamos com outra coisa, por isso podemos dizer que se trata de uma
comparação mental. E não usamos os termos que usamos com a
Comparação. Exemplo:
Minha
vizinha é uma cobra. - Metáfora.
Minha
vizinha é como uma cobra. -
Comparação.
1. Agora leia a tirinha e responda qual figura de linguagem foi utilizada.
Figura
de linguagem utilizada na tirinha: _______________________________________________________________________
2.
Leia o trecho da música Perfeição, de Renato Russo e faça o mesmo que fez na
atividade 1.
Vamos celebrar a
estupidez humana
A estupidez de todas as nações
O meu país e sua corja de assassinos
Covardes, estupradores e ladrões
Vamos celebrar a estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E nosso Estado, que não é nação
Celebrar a juventude sem escola
As crianças mortas
Celebrar nossa desunião
Vamos celebrar Eros e Thanatos
Persephone e Hades
Vamos celebrar nossa tristeza
Vamos celebrar nossa vaidade
Figura
de linguagem utilizada na letra da música:
________________________________________________________________________
3. Leia o trecho do poema e faça
como fez anteriormente com as atividades 1 e 2.
Nasce o sol, e não dura mais que um dia,
Depois da luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.
Depois da luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.
Figura
de linguagem utilizada no trecho do poema:
________________________________________________________________________
4. Agora dê três exemplos de cada figura de linguagem
estudada, para isso deve criar três frases para cada uma delas.
Sem comentários:
Enviar um comentário