sexta-feira, 1 de maio de 2020

LP (27 a 30/04) - 6º A e B (Profa. Renata)


CONTEÚDOS/TEMA: FIGURAS DE LINGUAGENS

OBJETIVO (S): reconhecer os efeitos causados pelas figuras de linguagens presentes no texto.
HABILIDADE (S): (EF67LP8) Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de figuras de linguagem.
ESTRATÉGIA: leitura e análise de textos de diferentes gêneros.

Leia as explicações sobre as figuras de linguagens.
Figuras de linguagens: são recursos linguísticos a que os autores recorrem para tornar a linguagem mais rica e expressiva.
Onomatopeia: é uma imitação de som. Exemplos: toc toc (batidas na porta), cabrum (trovão), trimm (telefone), au au (cachorro), entre outros. Desenhos animados, tirinhas e gibis são cheios de onomatopeias.
Ironia: quando falamos o contrário do que pensamos. Exemplo: a pessoa tira uma nota muito baixa, um 3 e alguém a parabeniza por sua inteligência, ou quando vemos uma pessoa forte sendo agressiva com alguém mais frágil e pensamos ou falamos que o agressor está tendo uma atitude bonita. “Muito bonito bater em alguém menor que você’’. Nestes casos há ironia porque o que foi dito era exatamente o contrario do que foi pensado.
Antítese: quando vemos em um texto ou ouvimos uma frase com palavras contrárias. Exemplo: hoje de manhã estava frio, mas agora à tarde está calor. Temos as antíteses manhã e tarde e frio e calor, neste caso, duas antíteses, mas pode haver mais ou apena uma, para isso não há regras.
Comparação: como o nome já diz, acontece quando comparamos uma coisa com outra, e pode ser qualquer coisa mesmo. Para isso usamos termos assim; como, tal, tal qual, igual, entre outros.
Exemplo: meu cachorro é bravo como um leão. Ou: tal pai, tal filho.
Metáfora: é um tipo de comparação, mas acontece na nossa cabeça, como quando olhamos para algo e associamos com outra coisa, por isso podemos dizer que se trata de uma comparação mental. E não usamos os termos que usamos com a Comparação. Exemplo:
Minha vizinha é uma cobra. - Metáfora.
Minha vizinha é como uma cobra. -  Comparação.

1. Agora leia a tirinha e responda qual figura de linguagem foi utilizada.  


Figura de linguagem utilizada na tirinha:  _______________________________________________________________________


2. Leia o trecho da música Perfeição, de Renato Russo e faça o mesmo que fez na atividade 1.

Vamos celebrar a estupidez humana

A estupidez de todas as nações
O meu país e sua corja de assassinos
Covardes, estupradores e ladrões
Vamos celebrar a estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E nosso Estado, que não é nação
Celebrar a juventude sem escola
As crianças mortas
Celebrar nossa desunião
Vamos celebrar Eros e Thanatos
Persephone e Hades
Vamos celebrar nossa tristeza
Vamos celebrar nossa vaidade


Figura de linguagem utilizada na letra da música:  ________________________________________________________________________

3. Leia o trecho do poema e faça como fez anteriormente com as atividades 1 e 2.

Nasce o sol, e não dura mais que um dia,
Depois da luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.

Figura de linguagem utilizada no trecho do poema:  ________________________________________________________________________

4. Agora dê três exemplos de cada figura de linguagem estudada, para isso deve criar três frases para cada uma delas.


Sem comentários:

Enviar um comentário