domingo, 3 de maio de 2020

Matemática (04 a 08/05) - 9º A, B, C, D e E (Profª Bernadete, Márcia Leandra e Roseli Ferraz)


Conteúdo/Tema: Razão entre grandezas de espécies diferentes

Objetivo(s): Identificar situações que envolvam razão entre grandezas de espécies diferentes; Resolver problemas envolvendo o conceito de razão como exemplo, velocidade, densidade, escala etc; Aplicar conhecimentos matemáticos em situações do cotidiano.

Habilidade(s): Resolver situações-problema que envolva a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, como velocidade e densidade demográfica; Resolver e elaborar situações-problema que envolva relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.
Estratégia: Analise de videoaula; Interpretar e resolver situações-problemas em diferentes contextos.



Orientações:

- Deixe a resposta em cada exercício, registre como você chegou à resposta do exercício e no retorno das aulas deve ser entregue para a professora.

- Para o entendimento de proporcionalidade direta e inversa, assista às aulas abaixo:




ATIVIDADE (depois dos vídeos) 




H: MP 17 Calcular a razão entre duas grandezas de mesma natureza ou de natureza distinta.

8.1) Sabendo que a área territorial da China é de aproximadamente 9.597.000 km² e a população é estimada em 1.394.550.000 habitantes em 2019 (segundo o site http://data.stats.gov.cn), calcule sua densidade demográfica.  






8.2) Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil possui aproximadamente 210 milhões de habitantes em 2019 sobre um território estimado de 8.500.000 km². A partir dos dados obtidos no item 2.1 desta atividade, qual país possui maior densidade demográfica, Brasil ou China?







H: MP 17 Calcular a razão entre duas grandezas de mesma natureza ou de natureza distinta.
9) Em seu 7º levantamento de dados, referente a safra brasileira de grãos, a Campanha Nacional de Abastecimento (Conab) estima uma colheita de 209 milhões de toneladas em uma área plantada de 58,4 milhões de hectares.
A razão da produtividade em toneladas pela área plantada em hectares, está estimada em aproximadamente:
(A) 3,58 toneladas/hectare.
(B) 35,8 toneladas/hectare.
(C) 0,27 toneladas/hectare.
(D) 27,9 toneladas/hectare.


Sem comentários:

Enviar um comentário